Canal de Denúncias / Ética externo (Gestor de Investigações)
Para a efetividade de um Programa de Compliance é essencial um Canal de Denúncias, importante mecanismo para conhecimento e apuração de atos de corrupção, práticas antiéticas, assédio moral e sexual, discriminação, descumprimento das leis e normas internas, por exemplo, além de auxiliar a Organização no seu aperfeiçoamento, aprimoramento de controles e medidas preventivas e corretivas.
A legislação anticorrupção (Lei 12.846/13) é clara ao estabelecer que os canais de denúncias devem ser abertos e amplamente divulgados aos stakeholders e todos aqueles que necessitarem utilizar de um mecanismo de denúncia.
O canal de denúncias deve ser seguro, acessível, amplamente divulgado, confidencial e, principalmente, deve garantir o anonimato dos denunciantes.
O software Canal de Denúncias, considerado um Gestor de Investigações Internas, está adequado às exigências do Programa Emprega + Mulheres - Lei 14.457/22 e Igualdade Salarial - Lei 14.611/23, possibilitando o recebimento de denúncias anônimas ou identificadas e através de 0800 e Web (disponível no site da Organização).