Programa de Compliance (personalizado)
O termo Compliance é originário do inglês “to comply” e pode ser traduzido como cumprir, satisfazer, realizar. No Brasil tem destaque na Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa - Lei nº 12.846/2013 e está associado a estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos à organização.
Consiste em uma busca permanente pela consonância com os princípios da organização, alcançando a ética, a moral, a honestidade e a transparência, não só na condução dos negócios mas em todas as atitudes das pessoas.
Por que implementar?
Compliance representa uma mudança de cultura e sua disseminação no mundo corporativo vem crescendo na medida que se torna um forte elemento agregador de valor às organizações no contexto de:
- Atração de investimentos
- Adequação a legislações para evitar sanções severas (Ex.: Leis 12.846/13, 14.457/22 e 14.611/23)
- Prevenção de atos de corrupção e fraudes
- Manutenção da reputação da organização
- Identificação de riscos e antecipação de não conformidades
- Conscientização dos funcionários quanto a boas práticas
- Estimulação e desenvolvimento de uma cultura de conformidade
- Mitigação da responsabilização da pessoa jurídica e de seus dirigentes
Pilares de um Programa de Compliance
Serviço
Para a efetividade de um Programa de Compliance é essencial um Canal de Denúncias, importante mecanismo para conhecimento e apuração de atos de corrupção, práticas antiéticas, descumprimento das leis e normas internas, além de auxiliar a empresa no seu aperfeiçoamento, aprimoramento de controles e medidas preventivas e corretivas.
A legislação anticorrupção (Lei 12.846/13) é clara ao estabelecer que os canais de denúncias devem ser abertos e amplamente divulgados aos stakeholders (funcionários, terceiros, fornecedores) e todos aqueles que necessitarem utilizar de um mecanismo de denúncia.
O canal de denúncias deve ser seguro, acessível, amplamente divulgado, confidencial e, principalmente, deve garantir o anonimato dos denunciantes.
O software WEP Complaint está adequado a Programas de Compliance Integridade e às exigências do Programa Emprega + Mulheres - Lei 14.457/22 e Igualdade Salarial - Lei 14.611/23.
Canais de comunicação exclusivos
Serviço externo à contratante (online e 0800) por empresa especializada
Online
- Canal de Denúncias online 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Garante o anonimato do denunciante
- Disponibiliza número de protocolo exclusivo para cada denúncia
- Oferece acompanhamento do status da denúncia
- Servidor seguro para proteção dos dados
- Possibilita upload de provas e indícios
- Encaminhamento de denúncias via software ou e-mail, como melhor se adequar à empresa
- Controle de prazos para resposta das apurações
0800
- Favorece denúncias, garantindo anonimato do denunciante
- Atendimento humanizado
- Disponibiliza número de protocolo exclusivo para cada denúncia
- Oferece acompanhamento do status da denúncia
Como funciona
O Canal de Denúncias WEP Complaint oferece uma interface clara e segura ao denunciante. Para facilitar o preenchimento da denúncia são fornecidas duas opções: Quero me identificar e Não quero me identificar, com possibilidade de anexar evidências do fato (arquivos e imagens).
Em Acompanhar sua solicitação o denunciante possui a opção de consultar a situação do procedimento de apuração da denúncia por meio do código gerado no momento da formalização.


A WEP Compliance intermedia o processo entre a denúncia e a empresa contratante, controla as solicitações, os prazos e andamentos das apurações.
Dashboards de controle
O canal possibilita à empresa contratante obter relatórios completos para melhor análise das demandas e futuras ações de adequação por meio do Painel de Indicadores:
- Total por origem (online e 0800)
- Total de denúncias anônimas e não anônimas
- Total por assunto (Assédio moral, Conflito de interesse, Corrupção, Doações, Pagamentos de propina, Recebimento de presentes, entre outros)
- Em quais horários são formalizadas as denúncias
- E outras opções de personalização
