Programa de Compliance

Serviço especializado e personalizado para desenvolver Programas de Compliance e assegurar que as Organizações estejam em conformidade com as leis, regulamentos e padrões éticos relevantes para suas operações.

Isso envolve a implementação de políticas internas, procedimentos, avaliação de riscos e controles que visam prevenir práticas inadequadas, promover a transparência e mitigar riscos legais.

Além disso, o Compliance contribui para fortalecer a reputação da Organização, ganhar a confiança dos stakeholders e evitar possíveis penalidades legais.

A seguir, confira como a WEP Compliance pode ajudar a sua Organização na implementação eficaz de um Programa de Compliance.

Por que implementar?

Compliance representa uma mudança de cultura e sua disseminação no mundo corporativo vem crescendo na medida que se torna um forte elemento agregador de valor às organizações no contexto de:

  • Atração de investimentos
  • Adequação a legislações para evitar sanções severas (Ex.: Leis 12.846/13, 14.457/22 e 14.611/23)
  • Prevenção de atos de corrupção e fraudes
  • Manutenção da reputação da organização
  • Identificação de riscos e antecipação de não conformidades
  • Conscientização dos funcionários quanto a boas práticas
  • Estimulação e desenvolvimento de uma cultura de conformidade
  • Mitigação da responsabilização da pessoa jurídica e de seus dirigentes

Pilares de um Programa de Compliance

Suporte da alta administração

Manifestar o comprometimento dos Diretores Executivos, instituir comitê com atribuições específicas e nomear profissional capacitado em compliance são medidas consideradas fundamentais para um efetivo programa de integridade.

Avaliação de riscos

Implementar processos e controles eficientes de análise dos riscos, baseando-se principalmente nas áreas que potencialmente podem gerar mais danos à organização, auxiliar no desenvolvimento de medidas de mitigação e manter ampla conformidade.

Código de conduta e Política de Compliance

Promover códigos de ética, de conduta e políticas com objetivo de detectar e sanar possíveis desvios e irregularidades, garantindo a conformidade com as normativas pertinentes.

Controles internos

Desenvolver ferramentas de controle para assegurar que os riscos sejam efetivamente mitigados primando pela transparência e prestação de contas, visando demonstrar e acompanhar a efetividade das operações da organização.

Treinamento e comunicação

Investir em sensibilização, mudança cultural e disseminação do programa de integridade através de reuniões periódicas, palestras e materiais de divulgação, com uma linguagem acessível, mostra-se essencial para aumentar o engajamento de todos.

Canal de Denúncias

Implementar esse importante mecanismo contribui para conhecimento e apuração de atos de corrupção, práticas antiéticas e descumprimento de normativas, além de auxiliar no aperfeiçoamento, aprimoramento de controles e medidas preventivas e corretivas.

Due Diligence

Avaliar se a alegação ou denúncia realizada necessita de investigação e, caso positivo, direcionar para área responsável que, a partir das boas práticas de governança e transparência deverá tomar as providências necessárias, com as devidas correções.

Monitoramento e Auditoria

Planejar e implementar processos contínuos para averiguar se as etapas do programa estão sendo desempenhadas em conformidade, utilizando as métricas e ações previstas no processo de auditoria com geração de evidências.

Serviço

Para a efetividade de um Programa de Compliance é essencial um Canal de Denúncias, importante mecanismo para conhecimento e apuração de possíveis atos de corrupção, práticas antiéticas, assédio moral e sexual, discriminação, descumprimento das leis e normas internas, por exemplo, além de auxiliar a Organização no seu aperfeiçoamento, aprimoramento de controles e medidas preventivas e corretivas.

A legislação anticorrupção (Lei 12.846/13) é clara ao estabelecer que os canais de denúncias devem ser abertos e amplamente divulgados aos stakeholders e todos aqueles que necessitarem utilizar de um mecanismo de denúncia.

O canal de denúncias deve ser seguro, acessível, amplamente divulgado, confidencial e, principalmente, deve garantir o anonimato dos denunciantes.

O software Canal de Denúncias, considerado um Gestor de Investigações Internas, está adequado às exigências do Programa Emprega + Mulheres - Lei 14.457/22 e Igualdade Salarial - Lei 14.611/23, possibilitando o recebimento de denúncias anônimas ou identificadas e através de 0800 e Web (disponível no site da Organização).

Canais de comunicação exclusivos

Serviço externo à contratante (online e 0800) por empresa especializada

Online

  • Canal de Denúncias online 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Garante o anonimato do denunciante
  • Disponibiliza número de protocolo exclusivo para cada denúncia
  • Oferece acompanhamento do status da denúncia
  • Servidor seguro para proteção dos dados
  • Possibilita upload de provas e indícios
  • Encaminhamento de denúncias via software ou e-mail, como melhor se adequar à empresa
  • Controle de prazos para resposta das apurações

0800

  • Favorece denúncias, garantindo anonimato do denunciante
  • Atendimento humanizado
  • Disponibiliza número de protocolo exclusivo para cada denúncia
  • Oferece acompanhamento do status da denúncia

Como funciona

O Canal de Denúncias WEP Complaint oferece uma interface clara e segura ao denunciante. Para facilitar o preenchimento da denúncia são fornecidas duas opções: Quero me identificar e Não quero me identificar, com possibilidade de anexar evidências do fato (arquivos e imagens).

Em Acompanhar sua solicitação o denunciante possui a opção de consultar a situação do procedimento de apuração da denúncia por meio do código gerado no momento da formalização.

A WEP Compliance intermedia o processo entre a denúncia e a empresa contratante, controla as solicitações, os prazos e andamentos das apurações.

Dashboards de controle

O canal possibilita à empresa contratante obter relatórios completos para melhor análise das demandas e futuras ações de adequação por meio do Painel de Indicadores:

  • Total por origem (online e 0800)
  • Total de denúncias anônimas e não anônimas
  • Total por assunto (Assédio moral, Conflito de interesse, Corrupção, Doações, Pagamentos de propina, Recebimento de presentes, entre outros)
  • Em quais horários são formalizadas as denúncias
  • E outras opções de personalização
Quero acessar o Canal de Denúncias