Programas de Compliance
Serviço especializado e personalizado para desenvolver Programas de Compliance e assegurar que as Organizações estejam em conformidade com as leis, regulamentos e padrões éticos relevantes para suas operações.
Isso envolve a implementação de políticas internas, procedimentos, avaliação de riscos e controles que visam prevenir práticas inadequadas, promover a transparência e mitigar riscos legais.
Além disso, o Compliance contribui para fortalecer a reputação da Organização, ganhar a confiança dos stakeholders e evitar possíveis penalidades legais.
A seguir, confira como a WEP Compliance pode ajudar a sua Organização na implementação eficaz de um Programa de Compliance.
Por que implementar?
Compliance representa uma mudança de cultura e sua disseminação no mundo corporativo vem crescendo na medida que se torna um forte elemento agregador de valor às organizações no contexto de:
- Atração de investimentos
- Adequação a legislações para evitar sanções severas (Ex.: Leis 12.846/13, 14.457/22 e 14.611/23)
- Prevenção de atos de corrupção e fraudes
- Manutenção da reputação da organização
- Identificação de riscos e antecipação de não conformidades
- Conscientização dos funcionários quanto a boas práticas
- Estimulação e desenvolvimento de uma cultura de conformidade
- Mitigação da responsabilização da pessoa jurídica e de seus dirigentes
Pilares de um Programa de Compliance
Serviço
Para a efetividade de um Programa de Compliance, é essencial implementar um Canal de Denúncias. Esse importante mecanismo permite o conhecimento e a apuração de atos de corrupção, práticas antiéticas, assédio moral e sexual, retaliação, discriminação e descumprimento de leis e normas, por exemplo. Além disso, auxilia a organização no aperfeiçoamento de seus controles internos, bem como na implementação de medidas preventivas e corretivas.
A legislação é clara ao estabelecer que os canais de denúncias devem ser abertos e amplamente divulgados aos funcionários, terceiros, fornecedores e todos aqueles que necessitarem utilizar de um mecanismo de denúncia.
Para comprovar sua efetividade, o canal de denúncia deve ser seguro, acessível, amplamente divulgado, confidencial, e principalmente deve garantir a proteção aos denunciantes (anonimato).
Diante disso, o software Canal de Denúncias externo da WEP Compliance, considerado um Gestor de Investigações Internas, com disponibilização de indicadores gráficos está adequado às exigências do Programa Emprega + Mulheres - Lei 14.457/22 e Igualdade Salarial - Lei 14.611/23, possibilitando o recebimento de denúncias anônimas ou identificadas e através de 0800 e web (disponível no site da Organização).
Canais de comunicação exclusivos
Serviço externo à contratante (online e 0800) por empresa especializada
Online
- Canal de Denúncias online 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Garante o anonimato do denunciante
- Disponibiliza número de protocolo exclusivo para cada denúncia
- Oferece acompanhamento do status da denúncia
- Servidor seguro para proteção dos dados
- Possibilita upload de provas e indícios
- Encaminhamento de denúncias via software ou e-mail, como melhor se adequar à empresa
- Controle de prazos para resposta das apurações
0800
- Favorece denúncias, garantindo anonimato do denunciante
- Atendimento humanizado
- Disponibiliza número de protocolo exclusivo para cada denúncia
- Oferece acompanhamento do status da denúncia
Como funciona
O Canal de Denúncias WEP Complaint oferece uma interface clara e segura ao denunciante. Para facilitar o preenchimento da denúncia são fornecidas duas opções: Quero me identificar e Não quero me identificar, com possibilidade de anexar evidências do fato (arquivos e imagens).
Em Acompanhar sua solicitação o denunciante possui a opção de consultar a situação do procedimento de apuração da denúncia por meio do código gerado no momento da formalização.
A WEP Compliance intermedia o processo entre a denúncia e a empresa contratante, controla as solicitações, os prazos e andamentos das apurações.
Dashboards de controle
O canal possibilita à empresa contratante obter relatórios completos para melhor análise das demandas e futuras ações de adequação por meio do Painel de Indicadores:
- Total por origem (online e 0800)
- Total de denúncias anônimas e não anônimas
- Total por assunto (Assédio moral, Conflito de interesse, Corrupção, Doações, Pagamentos de propina, Recebimento de presentes, entre outros)
- Em quais horários são formalizadas as denúncias
- E outras opções de personalização