Motivos para implementar um Canal de Denúncias terceirizado

 

Ter um canal de denúncias eficaz e seguro não apenas cumpre com as obrigações legais e éticas, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Confira alguns motivos para implementar um Canal de Denúncias terceirizado e efetivo:

  • Prevenir e detectar fraudes: O canal serve como meio para que os stakeholders (funcionários, terceiros, fornecedores e comunidade em geral), possam relatar atividades suspeitas, ajudando a prevenir e detectar fraudes precocemente;
  • Conformidade Legal: Muitos países e setores têm regulamentações que exigem a existência de canais de denúncia para garantir a conformidade legal e evitar penalidades. No caso do Brasil, por exemplo, existem as Lei 14.457/22 que institui o Programa Emprega + Mulheres, altera a Consolidação das Leis do Trabalho, bem como, as regulações da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a Lei 14.611/23 que dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens e altera a Consolidação das Leis do Trabalho.
  • Proteção da Reputação da Empresa: A legislação é clara e a empresa pode e deve agir proativamente em relação a denúncias, protegendo sua reputação de danos com altos riscos de prejuízos.
  • Ambiente de Trabalho Ético: Promove uma cultura de integridade e responsabilidade, incentivando os funcionários a agirem eticamente.
  • Retenção de Talentos: Funcionários são mais propensos a permanecer em empresas onde se sentem seguros, valorizados e com um ambiente de trabalho saudável.
  • Melhoria Contínua: Feedbacks e denúncias podem ser utilizados como ferramentas de prevenção e para melhorar continuamente os processos e políticas da empresa.
  • Transparência nas ações: Oferece um mecanismo transparente e confiável para relatar má conduta sem medo de retaliação.
  • Responsabilidade Corporativa: Demonstra compromisso com práticas empresariais éticas e socialmente responsáveis.
  • Redução de Riscos: Identifica e mitiga riscos operacionais, financeiros e de reputação de maneira pertinente.
  • Confiança dos Stakeholders: Constrói e mantém a confiança de investidores, clientes e funcionários ao demonstrar comprometimento com a ética e a conformidade.

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