Boas práticas na utilização de WhatsApp

O aplicativo WhatsApp tornou-se um dos principais meios de comunicação, tanto no âmbito da sociedade, como no ambiente corporativo. Esta ferramenta tem adquirido novos recursos que constantemente dependem da inclusão de dados pessoais, sendo assim, a proteção de dados se tornou prioritária.

Portanto, recomenda-se que as organizações adotem políticas de prevenção próprias para o uso do aplicativo, considerando os principais pontos de atenção:

  • Defina senhas fortes de acesso em seus dispositivos, mescle letras maiúsculas (A), minúsculas (a), números (1,8,3) e caracteres especiais (# %) (ex.: La@21&L5!). Não utilize: sequências de teclado (1,2,3), qualquer tipo de dado pessoal, a sua própria conta de usuário, palavras que façam parte de listas);
  • Utilize a verificação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para confirmação, através das configurações do aplicativo;
  • Evite o compartilhamento do seu código PIN;
  • Delete dados pessoais constantes em documentos que não são mais necessários, inclusive das lixeiras dos dispositivos;
  • Desative o download automático de mídias e o backup automático de arquivos nos dispositivos. Opte por baixar manualmente, conforme necessidade;
  • Evite o compartilhamento de contatos sem autorização;
  • Manter contato estritamente profissional com clientes e fornecedores;
  • Solicite permissão à pessoa antes de adicioná-la a grupos;
  • Opte por salvar os contatos profissionais em plataformas corporativas e seguras;
  • Avalie a real necessidade de repassar imagens e arquivos recebidos em grupos de conversa, especialmente em dispositivos particulares. Situações como essas podem provocar vazamentos de dados e propagar a fake news;
  • Mantenha atenção aos recebimentos de links suspeitos (“desconhecidos”), como solicitações de transferência de valores e envios de mensagens solicitando códigos enviados por SMS;
  • Evite compartilhar documentos corporativos fora dos canais de comunicação estabelecidos pela instituição;
  • Avalie a real necessidade de repassar imagens e arquivos recebidos em grupos de conversa, especialmente em dispositivos particulares;
  • Reduza a utilização do celular pessoal para atividades corporativas;
  • Opte pela utilização de apenas um número profissional para contato profissional e priorize pela comunicação através de e-mails corporativos;
  • Utilize o backup de mensagens/arquivos em locais seguros;
  • Caso o dispositivo seja extraviado, providencie o Boletim de Ocorrência. Em seguida, contate sua operadora de telefonia móvel para bloquear o aparelho. Atenção: Se o aparelho era usado para comunicação com outros colegas da instituição, clientes ou fornecedores, será preciso contatar a área de Tecnologia da Informação da instituição para analisar se poderá haver um incidente de segurança da informação;
  • Priorize por não fazer captura de telas e enviar para terceiros;
  • Não compartilhe imagens contendo conteúdo impróprio com os colegas de trabalho, sempre priorizar a postura, educação e bom senso.

Adote boas práticas: proteja seus dados pessoais e as informações corporativas!